domingo, 6 de maio de 2018

Paulo Afonso demonstra superioridade na Região, após vencer a forte equipe de Santa Brígida na Final do Campeonato da Colônia 2018

Da Redação Paulo Afonso Esportes
Por Edilson Valério
Com um time totalmente renovado, no sábado dia 05/05, em partida iniciada às 16h,  a Seleção de Paulo Afonso colocou as mãos na Taça de Campeão do 2º Campeonato Interestadual de Seleções 2018, organizado e coordenado pela Albuquerque Produções Artísticas e Esportivas, que tem como idealizador o jovem Juliano Albuquerque, neto do Desportista "Cícero da Padaria", sendo todo o certame realizado no Povoado Colônia, município de Santa Brígida/BA.
O Desafio
Contando apenas com jovens atletas, em sua maioria nascidos em Paulo Afonso, pois os famosos "medalhões" da cidade haviam se debandados para a Seleção de Nova Glória/BA e equipe da Agrovila 5, Glória/BA, iludidos por promessas vãs de "aventureiros do futebol", àqueles que pouco entendem ou nada entendem de Projeto Esportivo, e não têm um trabalho sério voltado para o desporto da cidade, o Técnico Eraldo Rocha Filho iniciou os treinamentos de seus comandados praticamente do zero no "Novo Projeto da Seleção Paulo Afonso", que tem como objetivo principal montar uma equipe competitiva e fortalecê-la de médio a longo prazo.
Sempre com os pés no chão e concentrado no que faz o Professor Eraldinho, juntamente com toda a sua Comissão Técnica, dedicou cada minuto desses últimos dois meses ao treinamento físico, técnico, tático e psicológico de sua equipe, sempre orientando e preparando-a para uma possível decisão do Campeonato Interestadual de Seleções 2018. 
O Ascensão
Ao se classificar para as Quartas de Final do 2º Campeonato Interestadual de Seleções 2018, a Seleção de Paulo Afonso teve como adversário o selecionado de Nova Glória/BA, que muito investiu em sua equipe, montando um excelente plantel, mas pouco foi colhido dentro das quatro linhas, talvez pelo ar de superioridade que imperava dentro da equipe. Na verdade, esqueceram de jogar bola e ficaram concentrados somente em picuínhas! No final, Paulo Afonso venceu a partida por 2 a 1, de virada, tendo essa vitória o "sabor de mel" de uma final. Afinal de contas, na equipe de Glória havia atletas de nível nacional e internacional, embora as peças do jogo não funcionaram muito bem frente ao forte esquema montado por Eraldinho para anular atletas específicos. Já na Semifinal, Paulo Afonso teve como adversário a equipe do São Paulo da Agrovila 5, que não disse o que veio fazer em campo, sendo "destruída", desestruturada desde o início do primeiro tempo. Nesse momento foi demonstrada a superioridade de Paulo Afonso tanto técnica como tática e física, aliada a isso a concentração dos atletas no jogo: foi "foco total". Prevaleceu, enfim, o esquema do Professor Eraldinho: "jogando com apenas um zagueiro, tendo no meio de campo cinco atletas", aliada a isso uma forte marcação no meio de campo, sem dá nenhum espaço ao atleta adversário. Com esse esquema, quem sofreu muito foi o atleta Júnior Barrocão do São Paulo, melhor atacante de toda a Região, onde a bola pouco chegava até ele. Final da partida 2 a 0 para Paulo Afonso.
O Título 
Agora, jogando na "Zona de Conforto", a Seleção de Paulo Afonso entrou em campo mais disposta, mais determinada do que nunca, pois tinha a certeza que faria uma ótima partida, devido a preparação específica feita para a grande final durante a semana, no Estádio Engenheiro Ruberleno Oliveira, em Paulo Afonso/BA. A alegria contagiante dos atletas, Comissão Técnica e Diretoria era notória no semblante de todos.
Logo ao iniciar a partida pelo Árbitro Odires de Jeremoabo/BA, Paulo Afonso teve duas ótimas oportunidade reais de gols, mas infelizmente a bola não entrou. Ao longo do tempo Santa Brígida foi demonstrando ser a adversária mais forte que Paulo Afonso enfrentaria até o presente momento, poderia-se dizer que tinha um ataque estrangeiro, tendo em sua composição três excelentes atletas oriundos da cidade de Canindé/SE. Mas, Paulo Afonso determinado que estava, marcou seu gol logo no primeiro tempo, através do atleta Anderson Antônio tendo, inclusive, duas chances de realizar o golpe de misericórdia no adversário. Contudo, Santa Brígida mais viva do que nunca pressionava, e quase marcou o seu gol nos minutos finais do jogo, mas o reflexo do goleiro Camargo prevaleceu, salvando o selecionado da Capital da Energia de um possível empate, o que levaria a partida para a disputa em pênaltis.
Premiação
Campeão- Paulo Afonso recebeu 1 Troféu grande, 25 Medalhas e quantia de R$ 3.000,00 (três mil reais), em espécie.
Vice-campeão- Santa Brígida recebeu 1 Troféu médio, 25 Medalhas e a quantia de 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), em espécie.
Terceiro Colocado- Bairro Tancredo Neves (BTN) recebeu 1 Troféu pequeno, 25 Medalhas e a quantia de R$ 700,00 (setecentos reais), em espécie.
Agradecimentos
Agradecemos ao esforço coletivo da equipe, Comissão Técnica e Diretoria da LDPA.
Ao Prefeito Luiz de Deus, ao Secretário de Esporte e Cultura, Jânio Soares e ao Superintendente de Esportes da PMPA, Neto Madeira, pelo apoio logístico.
Ao Vereador Bero do Jardim Bahia e a Andrezinho Farias pelos préstimos efetivos a nossa Seleção.
A Alcindo Cordeiro Vilanova, pelo apoio moral, representando todos os Torcedores de Paulo Afonso.
A Ronaldo do Bairro Rodoviário e a Bigode do Vitória do Mulungu, representando os Presidentes de Clubes Filiados à LDPA.
Aos pais dos atletas e demais familiares.
À Juliano Albuquerque, grande idealizador do evento.
E, especialmente, a "Seu Juraci da Globo Esporte", por tudo que tem feito para o enaltecimento do nosso desporto.
Confira as Fotos de Edílson Valério:



Nenhum comentário:

Postar um comentário