quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Árbitros de Paulo Afonso: uns verdadeiros Guerreiros!

Da Redação Paulo Afonso Esportes
Por Edilson Valério
Esta Matéria foi Postada Originalmente em 2014.

Uma saudação aos árbitros de Paulo Afonso, verdadeiros guerreiros, que há muito vêm se desdobrando para manter uma honrosa e gloriosa missão, incompreendida por muitos!
Tive o prazer de assistir a uma partida entre Caveira X Olímpico no final dos anos oitenta, em que o Árbitro Central era o jovem e talentoso Ênio, ótimo na  interpretação da Regra, elegância e postura em campo, o melhor que já vi até hoje em Paulo Afonso! O mesmo posso dizer de Marco Antônio Barcelar, na questão de serenidade dentro das quatro linhas, de bom caráter, e a qualidade de seu físico fazia com que Bacelar pudesse acompanhar o jogo de perto- ele era rígido na questão de disciplina! E por falar em disciplina, não devemos esquecer o “durão” Ezequiel Vieira, o nosso Zezeu, depois da boa safra, que findou-se com Sérjão e Bacelar, por vários anos foi escolhido como o melhor de Paulo Afonso. Muitos criticavam a sua intrepidez ao disciplinar os atletas nas partidas que arbitrava, no mínimo “amarelava” uns 10 e “avermelhava” uns 2 atletas.
O cinquentenário Valdomiro, árbitro da Fase de Transição, ainda está em atividade e já escreveu o seu nome no cenário esportivo pauloafonsino. Na atualidade, é o melhor, mesmo com todas as adversidades que o tempo impõe.
Da nova safra, depois da fundação da Associação dos Árbitros, que tinha como objetivo agregar, mas ao contrário dividiu (e muito!), na arbitragem de Paulo Afonso surgiram o nome Hulgo Campos e de Jackson Galindo, que hoje atuam em toda a região (bons árbitros, por sinal!). Outros dois nomes poderiam compor a lista de grandes promessas, mas não vingaram por motivos diferentes. O primeiro foi o do CBM Queiroz, árbitro jovem, atento ao cumprimento das Regras do jogo, disciplinador, agregador, por motivos ignorados não se dedicou à arbitragem, raras vezes se dispõe para o exercício da arbitragem. O outro nome é o de João Cícero, a melhor coisa que aconteceu na arbitragem de Paulo Afonso nos últimos 10 anos, que por motivos pessoais desistiu de arbitrar, o que lamentamos muito.
Mas o grande diferencial da arbitragem de Paulo Afonso está em Bruno Honório de Souza, sujeito dedicado em tudo que faz! Embora atue pouco como árbitro Central, Bruno tem Formação em árbitro de futebol em Maceió. Honório atua como assistente, o melhor que já passou pelos campos de futebol de Paulo Afonso e Região.
Temos ouvimos muitos comentários de outros bons árbitros de nossa cidade, que tiveram passagens também como Diretor de Árbitros da LDPA, como José Carlos Santos (SANTUR), Neumy José e Pedro da Caixa. Não esquecendo o nome de Edilson Hulk, que além de árbitro, ainda deu a sua contribuição como Diretor de Esportes da LDPA.
Ultimamente, Florentino Conceição Almeida, árbitro de nome nacional, radicado em Paulo Afonso, fundou a Associação Moxotoense de Árbitros de Futebol (AMAF).
João Riacho e Fabinho atuam mais no Futsal. Os irmãos Marcos Grilo e Bida Show dão também as suas contribuições. Mas o que temos mesmo saudade é quando víamos Ancelmo e Beição apitando jogos na quadra do Clube Paulo Afonso (CPA) e Clube Operário Paulo Afonso (COPA).
Enfim, outros nomes como Bosco e Rocha Pitta podem ser acrescidos à lista de grandes árbitros de Paulo Afonso.
Paulo Afonso Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário