quinta-feira, 20 de junho de 2019

Saudades: 5 anos sem o irreverente Professor JABÁ

Da Redação Paulo Afonso Esportes
Por Edilson Valério
No próximo domingo, dia 23 de junho, faz 5 anos que faleceu o irreverente José Augusto Barbosa de Andrade, mais conhecido no meio esportivo como Professor JABÁ. 
O corpo foi encontrado em sua residência na tarde de quarta-feira 25 de junho de 2014, às 17h50, por seu irmão Francisco. Segundo relatos, havia 4 dias que JABÁnão aparecia na Praça da Marieta Ferraz. Desconfiado, seu Raimundo chamou Chico e falou da sua ausência. O laudo médico dizia que JABÁ tinha falecido de causa natural.
Filho de dona Josefa Barbosa dos Santos (in memorian) e do ex-chesfiano José Andrade (in memorian), Jabá é o caçula de uma família de 24 irmãos (20 homens e 04 mulheres). Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1968, na maternidade do Hospital Nair Alves de Souza.
Foi qualificado para o ofício de Pedreiro aos 19 (dezenove) anos, nunca abandonou a sua terra natal para aventurar emprego em terras alheias, inclusive tendo recusado muitos convites.
Militava no futebol de Paulo Afonso desde os seus 16 (dezesseis) anos. Começou no Futsal, em 1984, como técnico do Esporte Clube Pesqueira, depois teve passagens Olímpico Esporte Clube, Corinthians, ABV, Santos e o Clube Paulo Afonso- CPA, em 1988, no tempo do saudoso Branchu. Como técnico da Transegurança, consegue em 1992 o título de Campeão, categoria adulto.
No futebol de Campo, em 1990, iniciou sua carreira treinando o Jardim Bahia de Marreco. No ano de 1992, foi contratado pelo Internacional de Campos Novos, onde participou pela primeira vez de uma competição realizada pela LDPA. Teve uma experiência gratificante no Vasco da Perpétuo Socorro, em 1995 e uma rápida passagem no RENAC de Filipe Skilat, em 1996. Maduro, segundo ele com a cabeça no lugar e os pés firmes no chão, em 2002 foi convidado pelo Presidente da Portuguesa, Dr. Edilson Valério, para treinar o excelente time Juvenil da Lusa, onde conseguiu o seu primeiro título de campeão, no futebol de Campo. Técnico vitalício da Portuguesa Futebol Clube, Prof. JABÁ foi Campeão pela equipe Principal, em 2003 e 2012.
Jabá conhecia como poucos da História do Futebol de Paulo Afonso e de seus personagens.
Amante do futebol pauloafonsino, homem de origem humilde, amigo, companheiro, de coração aberto a toda hora, dizia que se tivesse uma situação financeira abastada, construiria um Estádio de Futebol e que moraria ao lado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário